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Conectando seu WhatsApp na Zárpon e Ativando sua Primeira Automação

Updated over 3 weeks ago


Visão Geral

Bem-vindo à Zárpon! Este é um dos guias mais importantes para você começar a usar a plataforma. Aqui, você aprenderá o passo a passo detalhado para realizar a configuração essencial: conectar o WhatsApp da sua empresa e ativar sua primeira automação para responder clientes assim que eles entrarem em contato.

Vamos dividir este tutorial em três etapas cruciais

Passo a passo

1. Conectar seu número de WhatsApp à Zárpon

2. Ativar o fluxo de automação para novas conversas

3. Configurar a repetição da automação para o mesmo cliente

Parte 1: Conectando seu Número de WhatsApp

Para que a mágica aconteça, o primeiro passo é criar a ponte entre seu WhatsApp e a nossa plataforma. Siga estas etapas

Passo 1: Acesse a área de gerenciamento

No menu lateral esquerdo da Zárpon, clique em Gerenciar WhatsApp.

Passo 2: Localize sua sessão e inicie a conexão
Você verá na tela as "sessões" disponíveis na sua conta. Cada sessão corresponde a um número de WhatsApp.

• Localize a sessão que deseja conectar e clique no botão verde com o ícone de um QR Code

• Ao passar o mouse sobre ele, o texto "Ler QR Code" aparecerá

Passo 3: Prepare seu celular para escanear


O QR Code aparecerá na tela da Zárpon. Agora, pegue o seu celular e abra a função de conectar novos aparelhos no seu WhatsApp

No Android: Abra o WhatsApp, clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione a opção Dispositivos Conectados

No iPhone: Abra o WhatsApp, vá em Configurações (canto inferior direito) e selecione a opção Dispositivos Conectados

Passo 4: Escaneie o QR Code

• Dentro da tela de "Dispositivos Conectados" no seu celular, clique no botão "Conectar um aparelho"

• A câmera será aberta. Aponte a câmera para o QR Code exibido na tela do seu computador

Passo 5: Aguarde a sincronização

Após o escaneamento, a plataforma iniciará a sincronização.

Dica: Se você usa o whatsApp Business, ele pode perguntar um nome para o novo dispositivo conectado. Sugerimos que você digite "Zárpon" para fácil identificação.

Aguarde alguns instantes até que a sincronização seja concluída. Você saberá que o processo foi bem-sucedido quando o status da conexão mudar para uma bolinha verde piscando, indicando que o número está conectado e pronto para enviar e receber mensagens.

Parte 2: Configurando e Ativando a Automação Inicial

Com o WhatsApp conectado, é hora de definir o que acontecerá quando um cliente te mandar a primeira mensagem.


Passo a passo

2.1. Acessando o "Funil de Mensagem Externa"

Cada número conectado possui sua própria automação inicial, que chamamos de "Funil de Mensagem Externa". É este fluxo que será acionado para novas conversas.

• Na mesma tela de Gerenciar WhatsApp, em frente ao número que você acabou de conectar, localize e clique no botão "Mensagens Externas"

2.2. Desenhando sua Automação

Você será levado ao construtor de fluxos. É aqui que você montará a sequência de mensagens e ações que seu cliente receberá.

Observação importante: Este guia foca na conexão e ativação. Para um tutorial aprofundado sobre como usar cada bloco ( Enviar mensagem, Delay, Adicionar Tag, etc.) e construir um fluxo do zero, consulte nosso artigo "Guia Completo: Como Criar Fluxos de Automação na Zárpon" em nossa central de ajuda.


2.3. Salvando e Ativando o Funil

Depois de montar ou revisar seu fluxo, siga estes dois passos finais para colocá-lo no ar

Salve o Funil: Clique no botão "Salvar" para registrar todas as suas configurações. Você será redirecionado para a tela anterior

Ative o Funil: Agora, o passo mais importante. Clique no botão "Iniciar Funil". O status do botão mudará de cor (geralmente de marrom/laranja para verde)

Pronto! Quando o botão estiver verde, significa que sua automação está 100% ativa. Qualquer novo cliente que enviar uma mensagem para este número de WhatsApp acionará o fluxo que você configurou.



Parte 3: Configurando a Repetição da Automação

Por padrão, a automação inicial roda apenas uma vez para cada cliente. Mas e se você quiser que o fluxo comece novamente se um cliente antigo te contatar de novo?

Ativando a Repetição

• Na tela de Gerenciar WhatsApp, clique no ícone de três pontinhos ao lado do botão "Pausar Funil"

• No menu que aparece, clique na opção "Repetir funil no mesmo Lead"

• O botão ficará verde, indicando que a função de repetição está ativa

Condição para a Repetição

Esta é uma regra de ouro: A automação só será executada novamente para um mesmo cliente se o atendimento anterior dele tiver sido finalizado.
Se um cliente passou pelo seu fluxo, foi direcionado para um atendimento manual e essa conversa ainda está aberta com um de seus atendentes, a automação não vai interromper.
Ela só reiniciará após a finalização do atendimento anterior, garantindo que o robô não atrapalhe uma conversa humana em andamento.

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